segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Comunicado aos visitantes deste blog

Em razão de um dos integrantes deste blog se encontrar em tratamento de saúde fora do município de Parauapebas, este espaço está impossibilitado de atualizar suas postagens, devendo voltar à sua normalidade na próxima semana.

Contamos com a compreensão dos internautas visitantes deste blog.

Waldyr Silva
Redator e administrtador

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Homicídios ocorridos em Parauapebas no período de 4 a 16 deste mês

Dia 4: Francivaldo Reis Portela, Bairro Novo Horizonte (troca de tiro com a polícia); José Gilberto da Silva (57 anos), Bairro Novo Horizonte (executado a bala por Francivaldo Reis Portela); Jhon Kenady Dias de Souza, no Bairro Rio Verde (disparo de arma de fogo); Renato Conceição de Sousa, no Bairro Palmares Sul (disparo de arma de fogo)

Dia 8: Charles Costa Brauna (23 anos), no Bairro Vila Rica (golpes de faca)

Dia 9: Wender Vieira Estevão (33 anos), Bairro Palmares II (disparos de arma de fogo); e um morador de rua sem identificação, Bairro Cidade Nova (golpes de faca)

Dia 12: Cleiton Gomes dos Santos (17 anos), Bairro Vila Rica (mais de 10 disparos de arma de fogo)

Dia 13: jovem identificado apenas por “Yarley”, no Bairro Rio Verde (esfaqueamento)

Dia 16: Francisco dos Santos (50 anos), no Bairro Tropical (golpes de faca)

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Blog do Vela Preta completa três anos

Nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, este blog completa três anos de existência, chegando à marca de 2.847.900 acessos, graças a você, internauta. Continue visitando este espaço, pois sem você ele não existiria. Parabéns, por estes três anos.

Waldyr Silva
Redator e administrador do blog

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Homicídios ocorridos no mês de janeiro deste ano em Parauapebas

Dia 5: Raimundo Moreira de Aquino (31 anos), conhecido por “Júnior”, no Bairro Ipiranga (espancamento)

Dia 6: Ezequiel Lima de Souza, no Bairro Betânia (disparos de arma de fogo)

Dia 7: Itamar Lima da Silva (35 anos), às margens do Rio Parauapebas (disparos de arma de fogo)

Dia 20: homem sem identificação, no Bairro Palmares Sul (arma branca)

Dia 25: José Ribeiro, no Bairro Palmares Sul (disparos de arma de fogo); e Raimundo Bezerra da Silva, conhecido por “Mundico” (47 anos), na invasão do Loteamento Tropical II (espancamento e golpes de faca)

Dia 26: Francisco de Assis Avelino Lopes (58 anos), no Bairro Cidade Jardim (disparos de arma de fogo)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Polícia Civil divulga lista de policiais habilitados a promoção funcional

A Polícia Civil divulgou semana passada as listas com nomes de policiais civis habilitados a concorrer a promoção funcional.

Nelas estão profissionais de nível superior dos cargos de escrivão, investigador e papiloscopista policial, e ainda de delegado da Polícia Civil, bem como das categorias de nível médio remanescentes de escrivão, investigador, papiloscopista policial, auxiliar técnico de Polícia Civil, perito policial e motorista policial, relativas aos períodos de outubro de 2013 e abril de 2014, respectivamente.

O processo de promoção funcional obedece aos critérios de merecimento e antiguidade, nos termos do decreto 2.115/97 e Lei 022/94.

A relação nominal dos servidores habilitados servirá de base para a promoção funcional em abril de 2014. A relação nominal poderá sofrer alteração para inclusão ou exclusão de nomes, conforme surgimento de fatos novos.

Parauapebas
De Parauapebas, o blogger conseguiu identificar na enorme lista os nomes dos escrivães Alexandre Ferreira dos Santos e Paulo Marcos de Oliveira Lima (classe A); dos delegados Maria Regina Cardoso Rodrigues, Rodrigo Paggi e Thiago Carneiro Rodrigues (classe A); e delegado Nelson Alves Junior (classe B). (Waldyr Silva)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Mulher é suspeita de matar marido e ocultar corpo em cisterna

A Polícia Civil continua investigando o assassinato de Francisco dos Santos, 50 anos. A vítima foi executada com golpes de faca na noite de quinta para sexta-feira no Bairro Tropical, em Parauapebas, e teve o corpo escondido numa cisterna da residência e encontrado na tarde de domingo (16).

Os primeiros levantamentos da Polícia Civil chegam à própria esposa da vítima, Valdivina Frazão Barbosa, como principal suspeita de ter cometido o homicídio, ocultado o cadáver, envolto em plástico, e jogado num poço.

Segundo o delegado Thiago Carneiro, os investigadores já levantaram alguns nomes de pessoas que possam estar envolvidas na morte de Francisco dos Santos, com fortes indícios da esposa da vítima.

“Mesmo que a mulher não tenha executado o companheiro, ela pode ter participação direta ou indiretamente no caso. Por isso, estamos representando pela prisão preventiva da suspeita, que se encontra foragida”, explica o delegado.

Vizinhos da vítima informaram à polícia que houve uma festa na residência do casal naquela noite e a partir daí Francisco não apareceu mais. Pela manhã de sexta-feira (14), Valdivina foi vista pegando alguns objetos e deixando a casa e não voltou mais.
Após ser morta, a vítima foi encapuzada por um saco plástico, colocada dentro de uma sapateira e arremessada dentro do poço.

Na avaliação do delegado Thiago Carneiro, foi um crime bárbaro, “se analisarmos o modo de agir, com a intenção de ocultar o cadáver, que ficou desparecido durante três dias”. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Três pessoas perdem a vida no meio da semana em Parauapebas

No período de quarta a sexta-feira (14) desta semana, três pessoas perderam a vida em Parauapebas, duas delas assassinadas e a outra em acidente de trânsito. As vítimas são Cleiton Gomes dos Santos (17 anos), Herculano Silva de Sousa (28) e um jovem identificado apenas por “Yarley”.

Conforme apurou a reportagem junto à polícia, Cleiton Gomes foi alvejado por volta das 17 horas de quarta-feira (12) com mais de 10 disparos de arma de fogo próximo à residência dele, localizada na Rua Estocolmo, Bairro Vila Rica, Parauapebas.

Testemunhas afirmam que a vítima foi executada por um homem desconhecido que se aproximou do local num automóvel de cor vermelha e efetuou os disparos.

Na avaliação preliminar do delegado Thiago Carneiro, o assassinato de Cleiton Gomes pode ter sido motivado por possível vingança, já que a vítima tinha várias passagens pela polícia por roubou e pode ter colecionado alguns inimigos.

O outro jovem, “Yarley”, foi vítima de esfaqueamento na madrugada de quinta-feira (13) no Bairro Rio Verde, Parauapebas. Até ontem (sexta-feira), o corpo da vítima continuava sem identificação na geladeira do IML, em Marabá. Os motivos também do homicídio ainda não foram esclarecidos pela polícia.

Já Herculano Silva foi vítima de acidente de trânsito na manhã de quarta-feira (12) na Rodovia PA 275, perímetro urbano de Parauapebas. De acordo com populares que estavam presentes no momento do acidente, Herculano trafegava numa bicicleta próximo ao meio-fio quando foi atingindo por uma carreta que trafegava em alta velocidade. O motorista não socorreu a vítima. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Três pessoas assassinadas em Parauapebas no fim de semana


Mais um final de semana sangrento em Parauapebas, com três pessoas assassinadas. Desta vez, as vítimas são Wender Vieira Estevão (33 anos), Charles Costa Brauna (23 anos) e um morador de rua até então não identificado.

A reportagem apurou junto à polícia e testemunhas que o morador de rua foi executado a facadas no último domingo (9) por Gidevaldo Martins Pinheiro, que também mora na rua e foi preso em flagrante delito. O crime ocorreu na área conhecida por “Pé Inchado”, onde alcoólatras e viciados em droga se reúnem, fazem alimentos e dormem.

Em declarações prestadas aos policiais militares que o prenderam, Gidevaldo Pinheiro confessou que matou a vítima simplesmente porque estava com muita raiva, já que teria sido agredido diversas vezes pelo colega de rua.

Segunda vítima
Já Wender Estevão foi assassinado na madrugada de domingo (9) com disparos de arma de fogo no Bairro Palmares II por um desconhecido para quem a vítima acabara de dar uma carona em automóvel. O homicídio está envolto em mistério.
Segundo revelou um amigo da vítima, que pediu para não ser identificado, ele voltava de uma festa na praça do bairro numa motocicleta com a esposa e Wender Estevão num automóvel com a esposa também.

No percurso da praça para casa, a testemunha disse que foi abordada por um homem desconhecido, pedindo para ser levado a uma vaquejada por R$ 5,00, mas ele respondeu que não podia.

Em seguida, o suspeito parou o carro da vítima e esta aceitou levar o desconhecido no banco de trás do veículo para o local solicitado. Ainda segundo a testemunha, poucos minutos depois ela ouviu os tiros e correu para o local, onde se deparou com o amigo agonizando e a esposa em desespero.

Terceira vítima
A terceira vítima do final de semana, Charles Brauna, foi executada com golpes de faca na madrugada de sábado (8) no Bairro Vila Rica, após uma discussão numa casa noturna.

Conforme informou a polícia, minutos antes de ser assassinada a vítima teria discutido com uma pessoa e deixado o local numa moto com a esposa. Na residência, onde deixou a esposa e o veículo, Charles Brauna se armou com um revólver e retornou para a casa noturna, mas, a cerca de 50 metros da casa, após virar a esquina, foi surpreendido e executado com dois golpes de arma branca por dois homens desconhecidos, que ainda furtaram o revólver da vítima. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Malandro aplicava golpes usando nome de vereador

Encontra-se preso em Parauapebas, desde esta sexta-feira (7), o indivíduo Hilton Guimarães Pereira, acusado de estar usando o nome do vereador Israel Pereira Barros, conhecido por “Miquinha”, para aplicar golpes em diversas pessoas.

A prisão de Hilton Pereira se deu depois que Wellington Santos, uma das vítimas do acusado, o reconheceu na frente da agência do Banco do Brasil e chamou a Polícia Militar, que o deteve e encaminhou para a Polícia Civil.

No Boletim de Ocorrência, Wellington Santos contou que no último dia 25 de janeiro ele se encontrava em um estabelecimento quando Hilton Pereira chegou ao local afirmando que o vereador “Miquinha” tinha alguns lotes para distribuir em troca de votos futuros, mas, para isso, cobrava uma taxa de R$ 32 da pessoa interessada.

“Ele disse que no dia seguinte haveria uma reunião para me apresentar ao vereador, mas quando cheguei ao local indicado não havia ninguém lá”, lamentou a vítima, na esperança de a qualquer hora reencontrar o malandro e entregá-lo à polícia.

Na delegacia, Hilton Pereira negou as acusações, sustentando que ninguém tinha prova que ele havia praticado golpe às pessoas e que não trabalhava para o citado vereador. A polícia encontrou no bolso do acusado R$ 32, o que poderia ser produto de outros golpes.

Procurado pela reportagem, o vereador Miquinha confirmou ter conhecimento de que um homem estava usando o nome dele e tirando dinheiro de pessoas incautas. Na delegacia, o vereador se surpreendeu, pois conhecia Hilton Pereira, e lamentou o prejuízo sofrido pelas vítimas. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Polícia prende dois homens conduzindo 125 quilos de explosivos


Dois homens foram presos em Parauapebas, na última quarta-feira (5), portando aproximadamente 125 quilos de dinamite, uma espingarda calibre 20 com duas munições intactas, um aparelho de rádio e outros objetos que a polícia está investigando se são também produtos de roubo.

A dupla, identificada por Jardenilson Magalhães Silva, conhecido por “Negão”, e Josiel Oliveira de Pinho, é acusada de fazer parte do grupo de seis bandidos que no dia 21 de janeiro último, fortemente armado, rendeu três vigilantes de uma empresa, na estrada de acesso à vila Cedere I, a cerca de 20 quilômetros do centro de Parauapebas, e furtou cinco caixas de dinamite, num total de 250 quilos.

Delegado Rodrigo Paggi, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, avalia que o explosivo apreendido seria usado pelos bandidos no crime de assalto a agências bancárias nos estados do Pará e Maranhão, principalmente caixas eletrônicos.

Segundo o delegado, Jardenilson Silva e Josiel Oliveira foram autuados em flagrante delito e se encontram à disposição da Justiça. “Jardenilson é um indivíduo de altíssima periculosidade, uma vez que se envolveu em nove homicídios no Estado do Maranhão e está diretamente envolvido com a extorsão do prefeito de Marajá do Sena (MA)”, informou Rodrigo Paggi. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Cinco pessoas perdem a vida em Parauapebas em 24 horas

José Gilberto da Silva

Cinco pessoas perderam a vida nesta terça-feira (4) no município de Parauapebas, quatro delas assassinadas e uma afogada. As vítimas fatais são Francivaldo Reis Portela, Jhon Kenady Dias de Souza, José Gilberto da Silva, Renato Conceição de Sousa e um homem que morreu afogado na zona rural.

O caso que mais repercutiu na cidade foi a execução do comerciante José Gilberto da Silva, 57 anos, que por volta das 15 horas de terça-feira reagiu a um assalto no interior de seu estabelecimento (loja de material para construção), localizado na Avenida Inglaterra, Bairro Novo Horizonte, e foi fulminado com dois disparos de arma de fogo pelos assaltantes.

A polícia foi acionada, chegou ao local minutos depois e empreendeu busca nas proximidades, para onde os bandidos havia fugidos.

Ao ser localizado no quintal de uma residência, Francivaldo Reis Portela reagiu ao cerco e disparou contra os policiais, que se defenderam e acabaram atingindo mortalmente o assaltante. Os demais assaltantes conseguiram fugir, sem levar nada da vítima.

De acordo com o delegado Thiago Carneiro, junto com Francivaldo Portela a polícia apreendeu uma pistola calibre 380 com 14 munições intactas, um automóvel e uma motocicleta, que serão encaminhados ao inquérito policial.

A autoridade explica que tão logo o comerciante foi surpreendido no interior da loja com o anúncio do assalto, um menor de idade, filho da vítima, correu para os fundos da loja. Ao perceber a ação da criança, um dos assaltantes acompanhou a criança. 

Preocupado com o que poderia acontecer com a vida do filho, José Gilberto conseguiu se desvencilhar de um dos salteadores e saiu em socorro à criança. Neste ínterim, houve luta corporal entre os meliantes e o comerciante, que foi atingido mortalmente com dois tiros.

Outros casos
Renato Conceição de Sousa foi assassinado no Bairro Palmares Sul, a 10 quilômetros do centro de Parauapebas, no final da tarde de terça-feira (4), acusado de ter acabado de furtar uma motocicleta no Bairro Palmares II (20 km de Parauapebas).

A vítima foi atingida mortalmente por disparo de arma de fogo, enquanto a pessoa que estava na garupa do veículo saiu com ferimentos leves e conseguiu se evadir do local sem ser identificado. Até o fechamento desta matéria, o autor do homicídio ainda não tinha sido localizado pela polícia.

A quarta vítima desta terça-feira sangrenta foi Jhon Kenady Dias de Souza, que, segundo a polícia, tentou assaltar um cidadão e levou a pior, sendo mortalmente contra-atacado com disparo de arma de fogo. O homicídio aconteceu por volta das 22 horas nas proximidades do mercado municipal do Bairro Rio Verde, em Parauapebas. Um comparsa do matador saiu levemente ferido e conseguiu fugir do local.

O corpo da quinta vítima fatal, encontrado boiando nas águas do Rio Parauapebas, zona rural do município, até o fechamento desta matéria ainda não tinha sido identificado por familiares ou amigos. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

PM prende receptadores e quadrilha que furtava residências de luxo


Até esta segunda-feira (4), continuavam presos à disposição da Justiça quatro indivíduos acusados de furtar joias, aparelhos de celular e dólares em espécie, no valor estimado em mais de 1 milhão de reais; e três dos quatros receptadores. A prisão do bando ocorreu na noite da última sexta-feira (31), em Parauapebas.

Os presos são os indivíduos Ruan Guilherme de Souza Carvalho, Pablo Higor de Araújo, Lucas Sousa Matos e Aldenora Pereira da Silva, irmã de Ruan; além de três comerciantes da cidade, que estão sendo acusados de comprar os produtos furtados, e menores de idade. A quadrilha vinha sendo monitorada a cerca de quatro meses pelo serviço de inteligência das polícias Civil e Militar.

A detenção aconteceu após uma abordagem de rotina feita por policiais do Grupo Tático Operacional na Rodovia PA 160 numa caminhonete. No interior do veículo, conduzido por Ruan Guilherme, encontravam-se Pablo Higor, Lucas Matos e os adolescentes.

A polícia encontrou ainda dentro da picape objetos como relógio, pulseira, corrente de ouro e aparelhos de celular. Ruan foi reconhecido pelos policiais por meio de tatuagens que apareciam nas imagens gravadas pelas câmeras de seguranças das residências invadidas.

Diante das provas, Ruan acabou confessando a autoria dos furtos e informou o endereço dele, no Bairro Tropical II, onde se encontravam centenas de pequenos objetos roubados, como perfumes, eletrônicos e munições calibre 380.

Uma motocicleta Honda Pop 100, de cor vermelha e placa OTL 7721, também foi apreendida, após Ruan informar que era o veículo utilizado para o transporte durante a ação criminosa.

Em depoimento à polícia, Ruan Guilherme confessou também que muitas joias em ouro foram comercializadas por R$ 60 mil o grama com pelo menos quatro estabelecimentos comerciais de joias na cidade. Disse também que chegou a ser orientado por um dos receptadores a vender os objetos em pedaços ou peças fundidas, para dificultar o reconhecimento.

Após a prisão dos acusados, várias vítimas vêm procurando a delegacia e reconhecendo seus objetos furtados, recebendo-os de volta. “A maior parte dos produtos furtados foi encontrada na casa de Aldenora Pereira e a outra quantidade com os comerciantes de joia”, explica o delegado Thiago Carneiro, que não quis revelar o nome dos comerciantes acusados de receptar os produtos furtados.

À reportagem, Ruan Guilherme disse que fazia os furtos sempre à noite, quando percebia a ausência de moradores e as cercas elétricas desligadas. Confessou que entrava pelas janelas de vidros das casas. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Traficante flagrado com 332 gramas de maconha e cinco petecas de crack

Uma guarnição da Polícia Militar prendeu na última quarta-feira (29), no Bairro Betânia, em Parauapebas, o indivíduo Adenilson Neres Ferreira portando um tablete de 332 gramas de maconha e cinco petecas de crack.

Inicialmente, conforme explicou o sargento PM Antonio Mendonça, uma informação anônima de populares dava conta que um homem conhecido por “Zé Gordo” estaria traficando droga na praça do Bairro Liberdade, mas a polícia não encontrou nenhuma evidência neste sentido no local indicado.

Para não perder a viagem, a guarnição da PM abordou várias pessoas que passavam na rua, até encontrar um suposto usuário de droga, que informou o endereço do suspeito de tráfico, no Bairro Betânia, para onde os policiais se dirigiram.

No Betânia, a polícia encontrou Adenilson Ferreira em via pública, portando um pacote com 332 gramas de maconha e cinco petecas de crack. Na delegacia, o suspeito, que no momento não apresentou nenhum documento de identificação, negou ser o dono da droga, disse que não frequenta o Bairro Liberdade e que não é conhecido por “Zé Gordo”.

Segundo levantamento da polícia, Adenilson Ferreira já havia sido preso em Parauapebas em julho de 2012, também por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Na época, ele ficou preso durante 8 meses à disposição da Justiça. Jornal Tabloide e Portal www.pebinhadeacucar.com.br. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Polícia bota mão em quadrilha acusada de tráfico de droga

Cinco pessoas foram presas nesta sexta-feira (31) em Parauapebas pela Polícia Militar acusadas de integrar uma quadrilha especializada em tráfico de drogas.

Os detidos são os indivíduos Juarez Barbosa de Souza, Francisco Benier Viana dos Santos e William Souza Fagundes (considerado o líder do grupo); e as mulheres Ana Carolina Souza Oliveira e Micielly Leite de Sousa. O bando foi preso no Bairro Palmares Sul, a 10 quilômetros do centro de Parauapebas.

De acordo com informação do soldado PM Hélio, os policiais chegaram até a “boca de fumo” após receberem denúncia anônima de moradores do bairro, informando o local exato da até então suposta comercialização de droga.

De posse das informações da comunidade, uma guarnição da Polícia Militar, à paisana, montou campana nas proximidades do local indicado, confirmou a movimentação de pessoas, fez o flagrante e prendeu os três homens e as duas mulheres.

Segundo ainda o policial militar, junto com os acusados foram apreendidos no interior da residência uma quantidade de maconha, 14 petecas de crack, armas brancas, aparelhos de celular e a importância de R$ 60 em espécie.

Dos cinco suspeitos presos, apenas dois quiserem falar com a imprensa: Francisco Benier disse que é inocente e que estava no local para devolver o carro de William que tinha tomado emprestado, enquanto Juarez Barbosa explicou que estava na residência visitando uma amiga dele, quando a polícia chegou. Portal www.pebinhadeacucar.com.br e Jornal Tabloide. (Vela Preta/Waldyr Silva)