sexta-feira, 1 de maio de 2015

Susipe transfere seis presos de Parauapebas para Marabá

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) transferiu na manhã da última quarta-feira (29) seis internos da carceragem municipal do Bairro Rio Verde, em Parauapebas, para a Central de Triagem Masculina de Marabá (CRMM), por meio de determinação judicial, após solicitação da própria Susipe.

De acordo com o juiz Líbio Moura, titular da 3ª Vara Criminal, alguns dos presos são parentes de policiais e outros são considerados presos perigosos. "Os detentos parentes de policiais foram transferidos para evitar a aproximação e também retaliação. Pode ser perigoso ser parente de policial e estar em custódia. Também tem os perigosos", afirmou.

O magistrado acrescenta que a transferência dos detentos obedece também à conveniência do órgão, que remaneja interno conforme as capacidades e lotações dos presídios. "Os números de vagas mudam o tempo todo", comenta, acrescentando que a cadeia de Parauapebas comporta, atualmente, 154 presos, sendo que a capacidade é de quase metade disso.

Conforme documento expedido pelo diretor da carceragem local, José Williams Cordeiro, os presos encaminhados para Marabá são Gabriel Rodrigues da Silva (ou Hemerson Pereira Moraes), José Adão da Silva Moura, Marcelo Costa da Silva, Paulo Anderson Guimarães Lima, Thairone Silva Oliveira, Weverton Gustavo Sousa Soares (ou Weverton Gabriel).

Novo presídio
O juiz destaca, no entanto, que as obras do presídio que estavam paradas no município estão sendo retomadas e há a previsão de entrega de 306 vagas prisionais para dezembro deste ano. “A superlotação é um assunto recorrente. O presídio [do Rio Verde] é inadequado, superlotado e não pode permanecer no centro da cidade. Existe uma cobrança de órgãos como Defensoria Pública, Poder Judiciário e Ministério Público, além do Conselho da Cidade”, reconhece Líbio Moura. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário