sexta-feira, 17 de julho de 2015

Comandante bombeiro quer melhorar quartel da corporação

Há menos de um mês no comando do Corpo de Bombeiros (CBM) de Parauapebas, o capitão Marco Leão, que veio de Belém, pretende fazer um trabalho voltado à estruturação física e operacional da corporação, para melhorar as ações da unidade na cidade, onde a cada dia aumenta a demanda em resgates de vítimas de acidentes de trânsito e também em operações de combates a incêndio, principalmente na área florestal.

O capitão diz que está dando continuidade ao trabalho que vinha sendo feito pelo ex-comandante, major Faro, e vai focar também em outras áreas, buscando dar mais celeridade e condições de trabalho à corporação, que ele assegura ser muito empenhada. “Como qualquer unidade, temos nossas dificuldades, mas estamos comprometidos com o objetivo de ir sanando esses problemas”.

Capitão Marco adianta que a corporação está adquirindo agora uma viatura de combate a incêndio florestal, já que nesta região há grande ocorrência de focos de incêndios em florestas. A unidade vem do comando geral da corporação, em Belém.

“É um carro muito eficiente, com capacidade para seis mil litros de água e dotado com outros equipamentos para dar mais eficiência e agilidade nos combates a incêndio”, detalha.

Sobre a fiscalização nos balneários do município, o comandante informa que o Corpo de Bombeiros faz esse trabalho quando solicitado pelo poder público local. Sempre há casos de morte por afogamento nos balneários do município.

O capitão destaca que o quartel conta com bombeiros treinados para fazer resgate de vitimas de afogamento, e que está fazendo a solicitação de equipamentos de mergulho para facilitar as buscas e salvamento. "Profissionais especializados em mergulho aqui nesta área só há no quartel de Marabá”, salienta.

Resgate
Mesmo com a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade, o Corpo de Bombeiros continua fazendo o trabalho de resgate, principalmente de vítimas de acidentes de trânsito que ficam presas nas ferragens.

Segundo o comandante, os dois órgãos são parceiros nessas operações. Ele adiantou que vai se reunir com o Samu para discutir o plano de ação do CBM em Parauapebas, para que os dois órgãos possam trabalhar em sintonia.

Apesar de a equipe local ser bastante dedicada, ainda há muitas coisas a melhorar na parte estrutural. Por isso, capitão Marco já solicitou ao comando da capital a reforma do pátio do quartel, que nunca passou por reforma, para abrigar com mais segurança os veículos da corporação.

“Vamos nos dedicar a melhorar nossas condições de trabalho, com aquisição de mais equipamentos, até para termos esse material sobressalente, como tesouras mecânicas usadas para cortar lataria de veículos quando a vítima fica presa nas ferragens, pois aqui só temos uma”, pontua o comandante. (Vela Preta/Tina Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário