quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Polícia continua investigando morte ocorrida no Bairro da Paz

Até o fechamento desta matéria, a Polícia Civil continuava investigando se a morte de Ronalty Matias Gracia, ocorrida na madrugada de terça-feira (27) na Rua Manoel Bandeira, Bairro da Paz, em Parauapebas, por disparos de arma de fogo, está ligada ao tráfico de drogas.

Ouvido pela reportagem, o delegado Thiago Carneiro, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, disse que levantou informações e descobriu que a vítima tinha envolvimento com a prática criminosa.

Segundo o delegado, a polícia está apurando a motivação e as circunstâncias do crime, bem como tentando identificar o autor. “O que sabemos até o momento é que a vítima era envolvida com o tráfico de drogas e essa pode ser uma das motivações do crime”, declarou Thiago Carneiro, acrescentando que estaria consultando o nome de Ronalty Gracia no sistema da polícia para saber se ele já esteve preso. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Advogada assegura que suspeito de envolvimento com quadrilha é inocente

A advogada Betânia Maria Viveiros ficou de entrar com pedido de habeas corpus em favor de Antônio Paulo Rodrigues Sampaio (foto), preso no último dia 21, acusado de envolvimento com uma associação criminosa que tem base no Maranhão e ramificação em vários estados do Norte e Nordeste do país.

Betânia Maria garante que a prisão de Antônio Sampaio será esclarecida e ele vai provar a inocência. “Ele terá sua reputação corrigida”, assegura a defensora, afirmando que o cliente dela foi vítima de uma grande injustiça e erro policial.

“Se ele fosse tão criminoso assim, e essa polícia tão boa de investigação, ele já não teria sido preso?”, ironiza Betânia Maria, dizendo que posteriormente vai entrar com processo contra o estado, pedindo indenização por danos morais, por entender que Antônio teve sua moral afetada pela acusação feita contra ele pela polícia.

O acusado foi preso em uma operação das polícias Civil e Militar em Parauapebas, e apoio da Polícia Civil do Maranhão, com outras duas pessoas, Ilton Carlos Martins, por tráfico de drogas, e Djalma Coelho, por posse ilegal de arma de fogo, e apreensão de 170 quilos de maconha prensada e cinco armas de fogo.

Segundo a polícia, com Antônio foram apreendidas as cinco armas de fogo, que estavam em uma fazenda localizada a 40 quilômetros de Parauapebas. O preso teria participação ao último assalto à agência do Banco do Brasil, em Curionópolis, ocorrido em agosto deste ano.

Para a advogada, as acusações não têm fundamento. Sustenta que seu cliente foi preso em uma situação inusitada. “Não existe prisão em flagrante. Embora ele estivesse, como diz a polícia, na condição de traficante e que guardava arma de fogo, no imóvel dele e com ele não foi encontrada nenhum grama de maconha e nem sequer munição de arma de fogo”, defende.
´
Ainda segundo Betânia Maria, Antônio Sampaio trabalha há 25 anos na mesma empresa, há 10 anos é membro de um sindicato e trabalha junto com a esposa para poder manter a família.

“Ele é uma pessoa honesta, sem nenhuma passagem pela polícia ou justiça”, ressalta a advogada, frisando que Antônio foi preso quando estava na delegacia prestando assistência a um parente. “Será que se ele fosse esse traficante, assaltante de banco e portador de armas de fogo iria à delegacia?”, indagou. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Quatro pessoas mortas no final de semana

O último final de semana em Parauapebas foi marcado mais uma vez com mortes violentas. As vítimas são Jéssica Souza da Conceição, Evilásio Miranda Pinto, Wallace Abreu de Araújo e uma pessoa do sexo masculino até então sem identificação.

A adolescente Jéssica Souza da Conceição, de 14 anos de idade, morreu afogada nas águas do Rio Parauapebas, no último sábado (24), durante um acampamento em companhia do namorado e de alguns colegas.

Os familiares da vítima se revoltaram e chegaram a acusar o namorado da moça de homicídio, mas a suspeita foi descartada pela própria Polícia Civil.

De acordo com o delegado Paulo Junqueira, plantonista da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, o corpo da jovem foi retirado da água pelos próprios amigos, após perceberem o desaparecimento dela.

Jéssica Souza teria saído de casa na noite da última sexta-feira (23), em companhia do namorado, que é maior de idade, mas não teve a identificação revelada, para acampar nas margens do rio, zona rural do município de Itupiranga.

"Ao entrar na água, a adolescente encontrou uma vala, com certa profundidade, fazendo com que ela se afogasse, já que não sabia nadar. Os colegas acreditaram que ela estivesse brincando, mas minutos depois constataram que não era brincadeira, porque ela não retornou à superfície”, destacou Paulo Junqueira.

Duplo homicídio
Os corpos de Evilásio Miranda Pinto, conhecido por “Mangro”, e do homem sem identificação foram encontrados sem vida estendidos no chão na manhã de domingo (25), na Vila Paulo Fonteles, zona rural de Marabá. A dupla foi assassinada com disparos de arma de fogo.

Segundo a polícia, “Mangro” possuía passagem criminal por tráfico de drogas no Estado Pará. Uma motocicleta Honda Biz com a placa dobrada se encontrava próxima dos dois corpos. A polícia suspeita que a moto estivesse sendo usada para se cometer assaltos.

Acidente de trânsito
Já Wallace Abreu de Araújo morreu em acidente de trânsito envolvendo a motocicleta que ele pilotava e um caminhão na estrada de acesso à comunidade Rio Preto, a 15 quilômetros do centro de Parauapebas, no início da tarde de sábado (24). O motorista do caminhão desapareceu sem prestar socorro à vítima.

Conforme explicou a polícia, a vítima se deslocava de moto da casa de um irmão para a Vila Cruzeiro do Sul, quando colidiu com o caminhão. Wallace Abreu era solteiro e morava próximo de onde o acidente aconteceu. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 24 de outubro de 2015

Suspeito de assalto reage à prisão e leva chumbo da polícia

Ao ser abordado na tarde desta sexta-feira (23) como suspeito de cometer assaltos em Parauapebas, Emerson Douglas, 19 anos, trocou tiros com policiais do Grupamento Tático Operacional (GTO), da Polícia Militar, foi atingido e morreu no hospital. A vítima e mais três colegas estariam realizando um verdadeiro arrastão na cidade.

De acordo com o delegado Paulo Junqueira, o bando faz parte de uma associação criminosa que vem agindo em Parauapebas. Alguns deles são conhecidos da polícia, incluindo um menor de idade que já foi apreendido várias vezes pela Polícia Civil de Curionópolis. Ainda segundo o delegado, a polícia recebeu a informação de que o grupo estava fazendo um arrastão na cidade, atacando pessoas que se encontravam nas paradas de ônibus.

No momento da abordagem, os suspeitos estavam em um carro roubado na noite de quinta-feira (22) no município de Canaã dos Carajás. Ao avistarem a polícia, eles empreenderam fuga, iniciando uma perseguição pelas ruas do centro da cidade, terminando no Bairro Cidade Jardim, onde dois adolescentes foram apreendidos e Emerson baleado, ao entrar em confronto com a polícia. O ferido foi levado para o Hospital Municipal de Parauapebas, mas veio a óbito pouco tempo depois. O quarto membro do bando conseguiu fugir.

Enquanto os menores eram apresentados na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, pelo menos seis vítimas os reconheceram como sendo os mesmos que as haviam atacado na parada de ônibus, roubando principalmente aparelhos celulares.

Segundo o delegado Paulo Junqueira, os acusados serão submetidos a procedimento equivalente aos crimes de roubo qualificado e associação criminosa. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Polícia apreende 170 quilos de maconha prensada em Parauapebas


As polícias Civil e Militar apreenderam na madrugada desta quarta-feira (21), numa residência localizada no Bairro Palmares Sul, a 10 quilômetros do centro de Parauapebas, cerca de 170 quilos de maconha prensada e armamentos.

Junto com a droga foram presos os indivíduos Ilton Carlos Martins, conhecido por "Latrozinho" e "De Menor", e Djalma Coelho, o primeiro pelo crime de tráfico de drogas e o segundo por posse ilegal de arma de fogo.

No decorrer da manhã, foi preso também Antônio Paulo Rodrigues Sampaio, suspeito de participação na associação criminosa liderada por Ilton Martins. No momento da prisão, que ocorreu em uma fazenda situada a 40 quilômetros de Parauapebas, Antônio Paulo Sampaio conduzia cinco armas de fogo.

De acordo com a polícia, Ilton Martins é foragido da carceragem de Pedrinhas, em São Luís (MA), pelos crimes de latrocínio e roubos.

Por sua vez, Antônio Paulo Sampaio é acusado de ter participação no roubo ao Banco do Brasil em Curionópolis, ocorrido no mês de agosto deste ano.

Segundo ainda a polícia, os três indivíduos presos nesta quarta-feira (21) são da mesma associação criminosa de Jhon Lenon, morto no mês passado na cidade de Grajau (MA).

Participaram da operação guarnições da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil e do Grupo Tático Operacional da Polícia Militar, com apoio da Superintendência Regional de Polícia Civil do Araguaia Paraense, da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) e da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), as duas últimas pertencentes à Polícia Civil do Estado do Maranhão. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Acidente envolvendo delegado de polícia deixa motociclista morto

Mais um acidente com vítima fatal é registrado em Parauapebas. Desta vez, a vítima foi Damião Silva Barros, que conduzia uma motocicleta de placa JWA 1362 e colidiu frontalmente com o veículo dirigido pelo delegado de Polícia Civil José Euclides Aquino da Silva, lotado no município de Eldorado do Carajás.

O trágico acidente de trânsito ocorreu na rodovia Faruk Salmen, no complexo de bairro Altamira, a cerca de 500 metros da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas.

De acordo com o delegado Thiago Carneiro, a motocicleta pilotada pela vítima estava sem faróis e a CNH do condutor vencida desde 2004. Testemunhas oculares afirmaram que a vítima estava dirigindo em alta velocidade e de forma imprudente.

Apesar de o delegado não estar aparentando sinais de embriaguez, a polícia solicitou exame de dosagem alcoólica do condutor do automóvel e perícia nos veículos envolvidos no acidente.

Após o sinistro, o delegado José Euclides Aquino se apresentou espontaneamente à delegacia e prestou depoimento. A Polícia Civil tem o prazo de 30 dias para concluir as investigações. (Waldyr Silva, com informações do delegado Thiago Carneiro)

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Mais uma vítima de acidente de trânsito

A dona de casa Maria da Glória, de 52 anos, foi mais uma vítima fatal no trânsito de Parauapebas. O acidente, envolvendo uma motocicleta e um caminhão guindaste, ocorreu no início da tarde desta quarta-feira (14) na Rodovia PA 275, embaixo do viaduto da PA 160, na entrada da cidade.

Conforme apurou a reportagem junto à polícia, os dois veículos transitavam pela PA 275, sentido centro da cidade. Com o impacto, a mulher, que vinha de carona na moto, foi arremessada para baixo do caminhão e atingida na cabeça pela roda traseira do veículo, que, ao passar por cima do capacete, arrancou o acessório e saiu arrastando por cerca de 20 metros.

Maria da Glória teve rachadura do crânio e morreu na hora. A moto era pilotada pelo marido dela, Antônio Custódio, de 62 anos, que também ficou gravemente ferido. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Municipal de Parauapebas, onde, até o fechamento desta edição, continuava em estado crítico.

Após o acidente, o motorista do caminhão, que não foi identificado, deixou o local e se apresentou espontaneamente à polícia.

O local onde aconteceu o acidente fica no cruzamento de duas rodovias muito movimentadas, onde vêm ocorrendo vários acidentes. A Polícia Rodoviária Estadual, de acordo com o capitão Jandyr, fez levantamento no local e ouviu testemunhas para tentar identificar quem provocou o acidente. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Familiares removem corpo de afogado em balneário

Desaparecido desde o último domingo (11), foi encontrado pela própria família, na manhã desta segunda-feira (12), o corpo de Osmar da Conceição, afogado, nas águas de um balneário localizado no Bairro Renascer, em Parauapebas.

A viúva Antonia do Carmo da Conceição explica que o marido dela nunca tinha dormido fora de casa, e aí ela começou a procurá-lo. Acrescenta que Osmar tinha costume de beber bastante e que havia ingerido bebida alcoólica no domingo.

Ao vê-lo morto dentro do rio, um sobrinho de Osmar imediatamente o tirou da água e levou o corpo para casa. A família já se preparava para velar o corpo quando foi informada pela Polícia Civil que ele precisaria ser necropsiado para que pudesse ser expedida a certidão de óbito. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Corpo de homem é encontrado em córrego

Foi encontrado na manhã desta segunda-feira (12) dentro de um córrego, no Bairro Vila Rica, em Parauapebas, o corpo de um homem identificado por Roldão Cardoso. A Polícia Civil ainda não possui detalhes do crime, mas desconfia que a vítima possa ter sido assassinada por golpes de pedra, já que havia algumas manchas de sangue próximo ao corpo.

Moradores que residem às proximidades não souberam dar informações e alegam não terem visto ou ouvido nada. Próximo do corpo foi encontrada uma bicicleta, provavelmente de propriedade da vítima. A polícia presume que o homicídio tenha ocorrido na noite anterior, domingo (11). (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Acidente de trânsito deixa um morto

Após sofrer acidente envolvendo carro e motocicleta no último sábado (10), em Parauapebas, Raimundo Francisco Carneiro de Souza, de 36 anos, foi transferido para o Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá, e morreu poucas horas depois.

De acordo com o delegado André Tavares, responsável pelo caso, o acidente aconteceu por volta das 23 horas do sábado (10). Pouco tempo depois, o suspeito Marcelo Fernando Nascimento foi apresentado na 20ª Seccional Urbana de Polícia de Parauapebas, alegando que estava conduzindo normalmente o seu veículo e que não estava alcoolizado. Declarou também que a avenida pela qual passava, a VS 10, é um lugar muito deficiente de sinalização.

"No Código de Trânsito Brasileiro existe a previsão de que quem causa culposamente lesão corporal com a condução de veículo automotor pode pegar até dois anos de detenção”, explicou o delegado.

Após prestar depoimento, Marcelo Nascimento foi liberado. Porém, depois de a polícia ter sido informada por um parente da vítima sobre o seu falecimento, a autoridade policial decidiu converter o TCO em um inquérito policial. Isso indica que Marcelo pode pegar uma pena de até quatro anos. Como ele já havia sido liberado, agora vai responder em liberdade por homicídio culposo praticado na direção de veículo automotor.

Segundo ainda André Tavares, para que o suspeito seja condenado é necessária comprovação de sua negligência no ocorrido. "Se ele estava conduzindo normalmente o veículo automotor e causou um acidente por deficiência da sinalização, ou até mesmo por conta da vítima, o que ainda será apurado, então ele não deve ser responsabilizado pelo crime”, confirmou o delegado. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Fogo incendeia mercadinho na Palmares ll

Um incêndio destruiu completamente nesta quarta-feira (7) um mercadinho na Vila Palmares ll, a 20 quilômetros do centro de Parauapebas. O fogo começou por volta das 2 horas da tarde e só foi controlado às 6 horas.

Como havia material de fácil combustão e botijões de gás, o fogo se alastrou rapidamente, inclusive ameaçando uma casa e outro estabelecimento localizados ao lado do prédio sinistrado.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros precisou contar com a ajuda de um carro-pipa da prefeitura para apagar as chamas, porque a vila ainda não tem sistema de abastecimento de água e o incêndio foi de grande proporção. As explosões provocadas pelos botijões de gás assustaram os moradores vizinhos, que temiam ter as casas queimadas também.

O Corpo de Bombeiros está encontrando dificuldade para emitir laudo identificando as causas que provocaram o incêndio, já que não sobrou praticamente nada do mercadinho.

De acordo com o capitão Marcelo Leão, comandante do 23º Grupamento Bombeiro Militar de Parauapebas, só a perícia vai poder especificar o que provocou o sinistro no estabelecimento Lindas Variedades, localizado na Rua Quilombo dos Palmares, Quadra 18, Lote sem número.

Segundo explicou o sargento BM Ronaldo, que participou da operação, o gás estocado no mercado potencializou o incêndio e dificultou o combate das chamas. "Tivemos que fazer um trabalho de resfriamento, porque havia uma casa e uma padaria coladas ao mercado, para que o incêndio não se alastrasse e os consumissem também", explica o sargento, ressaltando que estocar gás, sem os devidos cuidados de segurança, é sempre perigoso.

Outros incêndios
Além do minimercado, na mesma madrugada a corporação tentava conter as chamas que consumiam um depósito de produtos reciclados também nas proximidades da Vila Palmares Sul.

No início da noite de terça-feira (6), outro incêndio atingiu a residência do advogado Gildásio Teixeira, no Bairro Cidade Nova, deixando o imóvel completamente destruído.  O advogado perdeu tudo, ficando só com a roupa do corpo. (Vela Preta/Waldyr Silva)

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Acusado de latrocínio é assassinado a tiro


Thiago Holanda Silva, o “Thiaguinho”, 26 anos, foi executado na tarde do último sábado (3) em um bar na Vila Palmares I, zona rural de Parauapebas. A vítima estava sentada no bar quando foi atingida por um disparo de arma de fogo na nuca.

O rapaz ainda chegou a ser socorrido, mas morreu pouco tempo depois de ter dado entrada no Hospital Municipal de Parauapebas.
Informações apuradas no local do crime dão conta que um homem, até então não identificado, chegou numa motocicleta e efetuou o disparo contra a vítima.

Segundo explicou o delegado Thiago Carneiro, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, Thiaguinho tinha passagens pela polícia por roubo e latrocínio, e três meses atrás ele havia saído da cadeia para responder em liberdade pelo último crime.

A polícia está trabalhando com diversas linhas de investigações para tentar elucidar o crime, inclusive vingança, em decorrência da ficha corrida de Thiaguinho. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sábado, 3 de outubro de 2015

Preso vigia do Fórum Trabalhista suspeito de furto

A polícia prendeu na última quinta-feira (1º), em Parauapebas, o vigilante Eloy Lobato da Costa, 33 anos, acusado de sair armado na rua e de ter furtado um computador do prédio do Fórum Trabalhista, onde ele presta serviço. A denúncia foi feita na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil pelo inspetor da empresa de segurança, Antônio Mendes de Sousa Barbosa Júnior.

O inspetor contou à polícia que foi informado por outro funcionário da empresa que o vigilante não se encontrava em seu local de trabalho no prédio do Fórum, que estava desguarnecido e com as portas abertas. Imediatamente foi até o local com outro vigilante, identificado apenas como Kassio, onde comprovou a informação.

Eloy Lobato da Costa, no entanto, nega a acusação de furto, mas assume que saiu armado do trabalho. Ele conta que por volta de 23 horas sentiu fome e saiu para lanchar na Praça Mahatma Gandhi, no Bairro Cidade Nova, levando a arma com ele. Nisso, o inspetor da empresa o flagrou, recolheu a arma e o levou para a delegacia. "Meu erro foi só ir merendar levando a arma", argumenta.

O inspetor então se dirigiu até a praça, onde encontrou Eloy com um monitor de computador dentro de uma caixa, oferecendo para um homem de prenome Manoel, dono de uma barraca de lanche. Ainda segundo Antonio, Eloy negou que ele tivesse levado o monitor, mas o dono da barraca confirmou que a peça estava com o vigia.

Segundo ainda o inspetor, Eloy apresentava forte cheiro de bebida alcoólica e dentro da mochila que ele carregava havia latas de cerveja, assim como latas vazias na porta do Fórum. Antonio detalhou também que quando esteve no prédio da Justiça viu a CPU do computador dentro de outra caixa, próximo à porta de saída do prédio.

O delegado Thiago Carneiro, diretor da 20ª Seccional, informou que a situação do furto ainda está sendo averiguada, mas adiantou que o segurança foi enquadrado no artigo 14, da Lei 10.826 (Estatuto do Desarmamento), por porte ilegal de arma de fogo. Ainda segundo o delegado, como se trata de crime afiançável, ele tem a opção de responder ao processo em liberdade. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Filho é acusado de encomendar a morte do próprio pai


Guarnições das polícias Civil e Militar prenderam, na tarde de terça-feira (29), Jhonatas Rodrigues Oliveira e Willian Rodrigues da Cruz, acusados de terem matado João Gomes Cruz Neto na madrugada do último sábado (26), no Bairro Jardim Canadá, Parauapebas.

Willian Rodrigues, que é filho da vítima, teria mandado matar o próprio pai para ficar com a herança dele. O crime foi cometido por Jhonatas, que eliminou João Gomes com três facadas. O homicida iria receber R$ 5 mil pelo "serviço". Na ocasião, foram levadas da vítima duas motocicletas, que já foram recuperadas. Na operação também foi apreendido um menor que segunda a polícia também tem participação no crime hediondo.

Em declarações prestadas à reportagem, o diretor da 20ª Seccional de Polícia, delegado Thiago Carneiro, informou que os acusados confessaram o crime e deram detalhes de como foi arquitetado e executado.

"Com essas prisões, concluímos a apuração de todos os homicídios ocorridos no último fim de semana, com seus respectivos autores detidos e a disposição do Poder Judiciário", destaca o Thiago Carneiro.

Ainda segundo a autoridade policial, o inquérito está sendo conduzido pela delegada Yanna Azevedo, com a participação de toda equipe da 20ª Seccional e da PM. (Vela Preta/Waldyr Silva)