segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Assaltante é preso pela Rocam

Uma guarnição da Ronda Ostensiva com Apoio de Motos (Rocam), da Polícia Militar, composta pelo cabo Dias e os soldados William e Leal, prendeu no final da tarde de sábado (28) e apresentou na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas Thalison Santos da Hora, 19 anos de idade, natural de Parauapebas, acusado de momentos antes ter tomado de assalto um celular de um adolescente.

A detenção de Thalison Santos se deu quando a viatura da PM passava na Rua Duque de Caxias, no Bairro Rio Verde, e percebeu uma motocicleta Biz transitando em alta velocidade, momento em que foi seguida pela guarnição e alcançada nas proximidades da Rua do Comércio.

Ao perceber que a polícia estava no seu encalço, o acusado ainda tentou se livrar da arma, jogando-a fora, mas os policiais perceberam e a mesma foi recuperada e o suspeito detido.

No momento da abordagem, a polícia encontrou com o homem um aparelho celular, que o suspeito confessou ter tomado de assalto minutos atrás. Na delegacia, a mãe do adolescente reconheceu o celular como sendo de seu filho.

Além da moto, de placa OKU 8001 (Salvador-BA), e o celular tomado no assalto, a polícia também apresentou na delegacia o revólver calibre 38, com quatro munições intactas, supostamente usado no crime. (Caetano Silva/Waldyr Silva)

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Polícia prende suspeito da morte de professor em Serra Pelada


A Polícia Civil prendeu em Serra Pelada, distrito de Curionópolis, o indivíduo Janilson Ferreira da Conceição, de 22 anos, suspeito de ter assassinado a facadas o professor de história Flávio Marques Gomes. O crime aconteceu por volta das 5h30 do último domingo (21), em Serra Pelada.

Outro acusado, identificado apenas pelo prenome Caio, está foragido, mas entrou em contato com a Polícia Militar, segundo informou o investigador de Polícia Civil Pedro de Sousa, e disse que vai se entregar após passar o flagrante.

De acordo com a polícia, a vítima apresentava uma perfuração no pescoço e diversos golpes na cabeça. No local do crime foram encontradas duas facas de mesa, provavelmente usadas no crime.

Durante a investigação, a polícia localizou um estudante universitário que conhecia o professor e outro amigo da vítima e os conduziu à delegacia para prestar depoimento.

Segundo ainda o investigador de policia, o avô de Caio procurou o Destacamento da PM em Serra Pelada para dizer que o neto mandou dizer que vai se entregar e que Janilson também tem participação no crime.

Levantamentos preliminares apontam que o crime foi cometido devido cobrança que a vítima fez da droga que teria comprado de Caio. O professor, que seria usuário de drogas, teria comprado oito cabeças de crack e dado um celular do amigo dele, penhorado no valor de R$ 160,00, que seria resgatado nesta segunda-feira (23).

No entanto, ao fazer uso da droga, Flávio Gomes descobriu que se tratava de milho quebrado. Ele, então, procurou Caio para tirar satisfação e exigir o produto verdadeiro. Isso teria gerado bate-boca entre eles, culminando na morte do professor, que foi morto em uma rua deserta de Serra Pelada.

Conforme ainda o policial Pedro de Sousa, a família do professor, que deixa um filho com apenas 15 dias de nascido, informou que já tinha lutado com a vítima para tentar fazê-la largar as drogas. Flávio teria parado por um tempo, mas quando foi lotado em Serra Pelada, após passar em concurso da Prefeitura de Curionópolis, voltou se drogar.

Ouvido pela reportagem, Janilson negou participação no crime, afirmando que estava junto com Caio na hora que o professor voltou exigindo a droga. Os dois teriam saído porque Caio afirmou que a droga estava em outro local. Depois de um tempo, Caio teria voltado sem camisa. Ele afirma que não desconfiou de nada, e que até levou Caio para a casa dele. Só depois ficou sabendo da morte do professor. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Servidor público municipal é encontrado morto com tiro na face

O servidor público municipal Duane Silva Sousa, que nesta segunda-feira, 16 de janeiro, completou 32 anos de idade, foi encontrado morto com um tiro na face na noite desta terça para quarta-feira (18). A vítima era lotada na Secretaria Municipal de Educação, na função de auxiliar administrativo efetivo desde 2006, e prestava serviço na Escola Faruk Salmen, em Parauapebas.

O corpo de Duane Sousa, que cursava engenharia de produção no turno da noite na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), foi achado às margens do Ramal Ferroviário do projeto S11D, a aproximadamente um quilômetro do novo viaduto construído pela empresa Vale sobre a Rodovia PA 275, sentido Curionópolis.

Nos primeiros levantamentos feitos no local do crime, a polícia avalia que Duane tenha sido vítima de latrocínio na saída da faculdade ou na PA 275, uma vez que a motocicleta da vítima, uma Pop 100, teria sido levada pelo assassino.

O servidor público era muito benquisto pelos profissionais da rede de ensino e tido pelos colegas de trabalho como exemplo de competência, generosidade e dedicação à profissão. (Vela Preta/Waldyr Silva)

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Empresário perde controle de veículo, cai em lago e morre afogado

Ainda repercute em Parauapebas a morte do empresário José de Ribamar da Silva, conhecido popularmente como “Maranhão Chaves”, de 57 anos, que perdeu o controle da caminhonete que dirigia, uma Triton branca, caiu dentro de um lago e morreu afogado na cabine do veículo.

Segundo testemunhas, o acidente aconteceu por volta das 3 horas da madrugada desta segunda-feira (16), no balneário conhecido como “Zé da Praça”, na Vila Palmares II, após o empresário sair de uma casa noturna que fica na localidade. O corpo da vítima foi resgatado de dentro do veículo pelo Corpo de Bombeiros no início da manhã.

De acordo com uma testemunha que pediu para não ser identificada, na tarde de domingo (15) o empresário chegou ao torneio de sinuca que acontecia na vila, acompanhado de um rapaz que dirigia a caminhonete. Ele estaria com um litro de uísque nas mãos e não demorou no local.

Conforme ainda a testemunha, à noite o empresário e o condutor da caminhonete foram vistos novamente juntos numa casa noturna da vila. "Pela manhã, fiquei sabendo do acidente e, pela marca da caminhonete, logo pensei que era o empresário. Fui até o lago, porque imaginei que meu amigo também tinha sido vítima, mas depois ele chegou e me contou que, a certa hora, ‘Maranhão Chaves’ decidiu ir embora e pediu as chaves da caminhonete. Ele ainda relutou em dar, mas o dono insistiu, pegou as chaves e foi embora", conta a testemunha.

À reportagem, o sargento Ronaldo, do Corpo de Bombeiros, informou que a corporação foi acionada por volta de 7 horas da manhã. "Informaram que tinha acontecido um acidente e que havia vítimas presas nas ferragens, e ao chegar aqui nos deparamos com o carro dentro do lago completamente submerso. Iniciamos a operação para retirada do veiculo e constatamos, após varredura feita dentro do lago, que havia apenas uma vítima presa na cabine da caminhonete", detalha o sargento.

De acordo ainda com o sargento, se houver outra vítima, que eles não tenham conseguido localizar na varredura que fizeram, o corpo deverá emergir no mesmo local, porque o lago não escoa para outros pontos.

O bombeiro militar acredita que o empresário tenha morrido por asfixia mecânica, ou seja, afogamento, mas a causa da morte só será confirmada oficialmente com a emissão do laudo do Instituto Médico Legal (IML), para onde o corpo foi removido. (Vela Preta/Waldyr Silva)

domingo, 15 de janeiro de 2017

Adolescente morre afogado em lago no Bairro Nova Carajás

O adolescente João Victor, de 17 anos de idade, morreu afogado quando tomava banho no lago do Bairro Nova Carajás, em Parauapebas. O afogamento ocorreu por volta das 18 horas deste sábado (14).

Conforme apurou a reportagem junto à polícia, o adolescente chegou ao lago na companhia de um primo e amigos e se encantou com o local, momento em que mergulhou e tentou atravessar o lago nadando, mas se afogou quando retornava à margem de onde havia saído. Minutos após o jovem ter desaparecido nas águas, muitos amigos realizaram buscas, porém sem sucesso.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o atendente informou que os bombeiros não podiam mergulhar após as 18 horas, pois não tinham equipamentos para operar à noite, e por isso uma equipe da corporação de Marabá viria pela manhã de domingo (15) para fazer as buscas.

Com a ausência do Corpo de Bombeiros, duas horas mais tarde o corpo do jovem foi encontrado por amigos que insistentemente mergulhavam no local. O corpo da vítima foi liberado e encaminhado para o município de Canaã dos Carajás, onde João Victor residia.

Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o que pode ter acontecido para que o jovem viesse a perder as forças e se afogar. (Caetano Silva/Waldyr Silva)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Suspeito reage, atira na polícia e é morto

Após fazer vários disparos de arma de fogo contra Wederson da Silva, de 22 anos, e ser surpreendido por uma guarnição da Polícia Militar, Welisson Caio Santos reagiu à detenção, disparou contra os policiais e foi atingido mortalmente no local.

A ação aconteceu no início da madrugada desta quarta-feira (11), no cruzamento das ruas Joao Batista e Marabá, no Bairro da Paz, em Parauapebas.

Wederson da Silva, que se encontra internado no Hospital Municipal de Parauapebas, foi atingido por cinco disparos, mas nenhum deles atingiu regiões vitais do corpo.

A guarnição da PM que fazia diligências no setor era composta pelo sargento Marcos e o cabo Hélio. Ambos ouviram os tiros e avistaram um homem encapuzado e efetuando os disparos contra outra pessoa. Ao perceber a polícia, segundo a guarnição, Welisson, que estava com a arma em punho, mirou contra a guarnição e iniciou novos disparos. Cabo Hélio revidou, efetuando três disparos em direção ao acusado, que foi alvejado e caiu no chão.

Os policiais afirmam que ainda acionaram a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas quando o resgate chegou foi constatado que Welisson tinha morrido.

Populares informaram aos militares que a três quarteirões dali tinha um homem caído ao chão, ferido a bala, que era Wederson da Silva. O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez o resgate, encaminhando a vítima para o Hospital Municipal.

O delegado José Euclides Aquino, que investiga o caso, informou que as informações levantadas dão conta que Welisson foi ao local para matar Wederson. "Ele efetuou vários disparos, mas os tiros não acertaram regiões vitais do desafeto dele, que sobreviveu. Tudo leva a crer que foi acerto de contas entre eles”, avalia. (Vela Preta/Waldyr Silva)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Ladrão é flagrado furtando chicletes

Uma guarnição da Polícia Militar deteve e encaminhou à Polícia Civil, por volta das 11h30 da última quarta-feira (4), um homem acusado de furtar várias caixas de chiclete de um supermercado, no Bairro Cidade Nova, em Parauapebas.

Segundo o sargento PM Gilson, ao chegar ao local os policiais militares encontraram o acusado imobilizado pelos funcionários do supermercado.

Na delegacia, o acusado, que foi autuado em flagrante pelo crime de furto, tentou enganar a Polícia Civil, identificando-se primeiramente por “Alemão” e depois como “Adão”.

Em nova conversa com a polícia, ele já se identificou como sendo Osvaldo Crispim Correia Filho. "A gente não sabe se esse é o nome correto dele, porque até agora ele não apresentou nenhum documento”, ressalta o sargento.

Segundo Lucas Melo Cavalcante, gerente do supermercado, esta não é a primeira vez que o acusado comete furto no estabelecimento. Por isso, toda vez que ele entrava no local os funcionários ficavam de olho nele e desta vez conseguiram flagrá-lo furtando várias caixas de chicletes, que ele já havia escondido dentro de uma bolsa.

Procurado pela reportagem, o acusado não quis se defender, mas confessou à polícia que furtou as caixas de chicletes para revender, alegando estar desempregado e tem sete filhos para criar. (Vela Preta/Waldyr Silva)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Homem é encontrado morto no Cidade Jardim em estado de decomposição

A Polícia Civil foi acionada no início da noite desta quarta-feira (4), por meio do Centro de Controle Operacional (CCO), para tomar as providências sobre um homem que foi encontrado morto no interior de uma residência localizada na Avenida B-03, Quadra 39, Lote 48, Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas.

De acordo com o investigador Cláudio Nascimento, que esteve no local do ocorrido juntamente com a delegada Yanna Azevedo e a investigadora Priscila Negrão, o corpo da vítima, identificada por Cleiber Sousa Fernandes, 33 anos de idade, foi encontrado com uma corda no pescoço amarrada na maçaneta da porta da cozinha, em adiantado estado de decomposição.

Segundo ainda o policial, uma irmã da vítima de nome não divulgado informou que Cleiber Fernandes estava desaparecido desde o dia 24 de dezembro, última vez que a mesma havia mantido contato com ele.

O achado macabro se deu após vizinhos e a irmã de Cleiber sentir um odor insuportável que saia do interior da casa onde a vítima morava sozinha, sofria de problemas mentais e não tinha um bom relacionamento com a família.

Logo após os levantamentos de praxe realizados pela equipe da Divisão de Homicídio, comandada pela delegada Yanna Azevedo, o cadáver foi removido do local por uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) para exame de necropsia, que confirmará ou não se foi homicídio ou suicídio. (Caetano Silva/Waldyr Silva)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Preso quarteto acusado de integrar bando

Uma operação integrada pelas polícias Civil e Militar colocou atrás das grades quatro pessoas acusadas de integrar uma quadrilha de assaltantes que vem agindo em Parauapebas. O quarteto foi preso no final da tarde da última segunda-feira (2) no Bairro dos Minérios.

Os quatro homens detidos na operação são Vagner Ferreira Viana, 31 anos, que se diz mototaxista; Kenedi Toracir Sena Silva, 29, que afirma ser mecânico; Davi da Silva, 25 anos; e Lucas Rodrigues, 21 anos. De acordo com o delegado Bruno Fernandes, os quatro indivíduos compõem uma associação criminosa que vinha agindo em Parauapebas e região.

Segundo o sargento PM Silva, era o mototaxista que repassava as informações de pessoas que ele transportava como passageiras para seus comparsas assaltá-las.

A polícia apreendeu em poder dos quatro elementos três aparelhos de celular, quantia em dinheiro (cédulas e moedas), vários maços de cigarro, isqueiros e dois revólveres calibres 32 e 38.

Tão logo ocorreu a apresentação do quarteto na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, três vítimas compareceram à delegacia e reconheceram Davi da Silva e Lucas Rodrigues como sendo os indivíduos que, armados de revólver em uma moto amarela, as teriam assaltado.

À reportagem, o mototaxista Vagner Ferreira negou as acusações, afirmando que emprestou a moto para Davi. “Eu não sabia que eles estavam usando minha moto para fazer assaltos”, tentou justificar.

Kenedi Toracir também alegou inocência, garantindo que não tem qualquer envolvimento com os demais presos e que vai provar perante a Justiça. (Vela Preta/Waldyr Silva)

Traficante é preso com maconha escondida em geladeira

Uma guarnição da Ronda Ostensiva com Apoio de Motos (Rocam), da Polícia Militar, composta pelo cabo Tapajós e os soldados Davi e Levy, prendeu no início da noite desta terça-feira (3) e apresentou na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, acusado de tráfico de droga, Max Silva Barbosa, 20 anos de idade, natural de Parauapebas.

Na hora da abordagem, o acusado pilotava uma motocicleta FAN, preta, de placa OFP 0302, Barcarena-PA, na Avenida J, principal via do Bairro Jardim Canadá, em Parauapebas.

Na abordagem, os policiais encontraram 10 papelotes de maconha prensada já preparados para venda numa mochila que Max Barbosa carregava.

Interrogado sobre a origem da droga, o acusado alegou que havia comprado para seu consumo, mas os policiais não acreditaram na conversa do jovem, que foi conduzido até a residência do mesmo, localizada naquele mesmo bairro onde foi preso.

Na residência, a guarnição encontrou dentro da geladeira cerca de 4 quilos de maconha e uma balança de precisão. Após o flagrante, Max Barbosa confessou que a droga havia sido comprada em Belém há duas semanas para ele revender em Parauapebas.

Ouvido pela reportagem, o acusado afirmou que vem comercializando droga na cidade há mais de um ano e que a maconha apreendida iria lhe render cerca de cinco mil reais. (Caetano Silva/Waldyr Silva)